A pressão por um mundo mais sustentável atinge todas as empresas, independente do porte ou segmento de atuação.
Consumidores, órgãos reguladores, investidores, empregados, toda a sociedade está mobilizada para que as indústrias, assim como todas as organizações que participam da cadeia de suprimentos, reduzam a zero seus impactos sociais e ambientais.
Com isso, a agenda ESG tem ganhado cada vez mais relevância nas pautas estratégicas do C-Level das empresas.
As ações tomadas hoje determinarão o planeta que deixaremos para as próximas gerações. A constante implementação de boas práticas e benchmarking em busca de inovações para aprimorar processos têm lugar garantido nas ações em governança corporativa.
Agenda ESG
A sigla ESG, que significa Environmental (meio ambiente), Social (social) e Governance (governança), é o conceito usado pelo mercado para mensurar o engajamento das empresas com boas práticas que diminuam os danos ao meio ambiente e fomentem uma sociedade mais justa.
Entretanto, o desafio tem sido justamente mensurar resultados, visto que não há padrões universais para medir impactos sociais e ambientais, o que dificulta acompanhar a evolução das práticas implementadas.
Segundo pesquisa da Accenture, divulgada no jornal Valor Econômico, 63% dos CEOS dizem a dificuldade de medir e obter dados de ESG em sua cadeia de valor é a grande barreira para validar a sustentabilidade de indústrias, afinal, dados são um pilar essencial para acompanhar a evolução de toda e qualquer projeto.
Nesse contexto, o investimento em tecnologia pode ser bem relevante para aprimorar resultados.
O estudo aponta que o suporte tecnológico contribui para que 53% das empresas alcancem as metas ESG a que se propõem.
A tecnologia está presente em diversos sistemas da economia circular, em que materiais são rastreados para que possam ser reutilizados ou reciclados. É usada também para monitorar nichos de mercado com preferências sustentáveis, em que produtos retornáveis agregam valor aos consumidores.
A indústria siderúrgica tem uma atuação eficiente para dar a destinação adequada à sucata de aço.
Já existem muitos casos de sucesso em agenda ESG, mas ainda há muito a ser feito. As boas práticas de sustentabilidade precisam ser aplicadas não apenas da “porta para dentro” das organizações.
É imprescindível que a liderança corporativa promova um movimento para integrar a agenda ESG em todas as frentes de atuação da organização.
De nada adianta ter uma estratégia adequada, processos alinhados e as tecnologias mais inovadoras, se as empresas com que se relacionam não compartilham dos mesmos valores.
E, sem dúvida, a área de Procurement e Supply Chain tem um papel primordial nesse assunto.
Normalmente as atividades dos profissionais de compras englobam negociar aquisição de demandas, reduzir custos, garantir condições de entrega, entre outros.
Mas nem sempre existe uma preocupação genuína em saber se os fornecedores mais conectados em cada categoria de compras estão alinhados com a estratégia ESG da organização.
Fazer uma gestão de excelência de cada categoria de compras, homologar fornecedores com base em códigos de conduta, aplicar processos transparentes e confiáveis e contar com o devido suporte de tecnologias, contribui para transformar a área de compras de uma empresa.
Relacionar-se apenas com quem segue condutas ESG é uma maneira de ativar a sustentabilidade e responsabilidade social em toda a cadeia de suprimentos.
Atuar dessa maneira favorece também a gestão de riscos e proporciona a criação de estruturas que incentivam a conscientização de equipes e demais stakeholders.
Cabe observar que a responsabilidade da área de compras se estende também ao longo de toda a execução dos contratos por meio de iniciativas como, por exemplo, avaliar também empresas de logística que fornecedores utilizam no ato da entrega e assim por diante.
Implementar uma agenda ESG é um exercício diário, conquistado aos poucos, é literalmente uma ação em cadeia.
Se a sua empresa respeita a sociedade em que está inserida e o meio ambiente que a acolhe, deve se relacionar com organizações que compartilhem dos mesmos valores.
Pense nisso e conte com a Procurement Garage para transformar a área de Procurement da sua empresa.
Conheça o treinamento de ESG da PG!