A evolução do mercado de peças para veículos comerciais pesados e utilitários
O mercado de peças para veículos comerciais pesados está em constante evolução, não só na variedade, qualidade, disponibilidade de marcas, mas nas alternativas de distribuição, que trazem oportunidades de negócios para varejistas e aplicadores atentos ao negócio.
No Brasil atualmente circulam perto de 2,4 milhões de caminhões e mais 573 mil ônibus.
No Brasil atualmente circulam perto de 2,8 milhões de veículos comerciais pesados, sendo entre eles 2,4 milhões de caminhões, mais 573 mil ônibus, divididos entre ônibus urbanos, outra parcela de rodoviários e outra de micro-ônibus. A idade média de caminhões é 12 anos e 9 meses, com a ressalva que entre os motoristas autônomos esse valor pode ser até 20 anos. Ônibus igualmente relação é de 15 anos a 9 meses para frotistas e 21 anos para autônomos.
Entre os caminhões 60% (ou seja, 1,4 milhão) é de propriedade de empresas frotistas, e 40% (cerca de 1 milhão) de motoristas autônomos donos dos próprios caminhões, que podem ou não exercer atividade agregada, vinculando seu veículo para transporte de cargas à terceiros.
Comportamento de manutenção
Entre frotistas, até por uma questão estratégica, há uma conscientização maior pelo investimento em programas regulares de manutenção, haja vista os programas oferecidos pelas próprias montadoras das marcas no pós-venda, com propostas vantajosas para aqueles que os aderem, já que alguns destes frotistas chegam a substituir entre 500 e 600 caminhões novos a cada ano.
E claro, existem também os programas de fidelização e recompensa após o período do contrato dos planos de manutenção e de direito a esses usuários fidelizados. Porém, existe um valorizadíssimo mercado independente de motoristas autônomos, habituados a postergar a manutenção por maior tempo, mas sem deixar de executá-la. Óbvio que precisam de seus patrimônios ativos e prontos para responder às demandas que se apresentam. E eles não tem planos de manutenção. Alguns nem sempre executam a manutenção em postos de serviços com base em situação preventiva, mas sim corretiva e aí será na localização que estiverem em trânsito.
Gasto médio anual com manutenção
Peças Remanufaturadas
Outro aspecto relevante no comportamento do consumidor, se dá pela constatação do crescimento gradual na procura por produtos remanufaturados. Para muitos clientes com veículos fora de garantia, são oferecidas opções de serviços com troca da peça por uma peça nova, remanufaturada, ou só mesmo a reparação da própria peça com defeito do cliente. Na prática, o que vale é a negociação para não deixar o cliente sair sem ter seu problema resolvido, seja ele qual for. As montadoras já se deram conta disso há anos. Algumas delas, que tem programa de comercializar câmbios e motores remanufaturados em suas concessionárias, investem em explorar melhor o segmento de peças remanufaturadas. Entre as linhas de peças com maior demanda estão bombas injetoras, bombas d’água, bomba de óleo, turbinas, compressores de ar, cabeçotes e embreagens.
E-Commerce
Outra pura realidade é o movimento da compra não presencial através do e-commerce. A tradicional venda por telemarketing ativo ganha, a cada dia, concorrência com a venda via internet. É uma venda segura, desde que o comprador conheça o código original da peça. Não há riscos maiores de remessa de peça errada. E o cliente que compra uma vez pela internet, quando atendido com a peça certa, com segurança, no prazo e dentro das condições negociadas, cria o hábito e volta a usar do serviço sempre. É mais cômodo e fácil. aproveite para conhecer o Marketplace https://www.buscarpeca.com que ajuda as empresas de ônibus e caminhões a rentabilizar o estoque de peças parado.
Mercado de peças estéticas ou acessórios
Vale lembrar que é representativa a participação de frota de caminhões onde o motorista é o proprietário direto e decisor no processo de manutenção e escolha da marca. E se é uma coisa que agrada esse público, são acessórios e estética automotiva. Os caminhoneiros estão cada vez mais investindo em peças que garantem um acabamento visual mais bonito para o caminhão e que sejam funcionais, além de oferecer mais conforto, afinal eles passam boa parte da sua vida na cabine de um caminhão. Alguns acessórios são considerados indispensáveis nos dias atuais: multimídias com sistema de navegação integrado, smartphones, kits de emergência (ferramentas e primeiro socorro), tapa-sol, câmera de segurança, ventilador portátil, mini geladeira, carregador solar. As empresas que estão se atentando para essa novidade acabam usufruindo de melhoras nas vendas, uma vez que os clientes procuram esse tipo de peça e acessórios com maior
Sergio Duque, Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças Fonte: Revista – Reparação Automotiva