Veja dicas essenciais para aperto de rodas e gerenciamento de pneus, Descubra como garantir a segurança e o máximo desempenho da frota com custos otimizado
A manutenção preventiva de caminhões e ônibus é fundamental para garantir a segurança e o desempenho dos veículos, bem como o cumprimento das normas e certificações legais. Nesse cenário, o gerenciamento de pneus e o aperto das rodas são operações críticas que exigem precisão, segurança e rastreabilidade. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a executar essas tarefas com eficiência, proporcionando ainda economias significativas de tempo e custos.
A importância do aperto de rodas correto
A troca de pneus de caminhões e ônibus é uma atividade comum em oficinas de manutenção e pode parecer uma coisa básica, mas demanda bastante atenção. Afinal, basta negligenciar as especificações de torque indicadas pelos fabricantes para correr o risco de lidar com consequências graves.
Os parafusos que recebem torque excessivo, por exemplo, ficam mais vulneráveis a quebras, especialmente ao bater em obstáculos na estrada. Assim, a roda pode se soltar, representando um sério risco para a segurança de todos em trânsito.
Esse tipo de ocorrência é mais frequente do que muitos imaginam. Em uma rápida busca pelo Google, mapeamos dezenas de notícias de acidentes envolvendo caminhões e ônibus nessas condições.
Além do dano material, a não conformidade com os regulamentos pode resultar em multas, penalidades ou ações legais para a empresa responsável.
Para evitar problemas, o ideal é utilizar ferramentas de aperto avançadas, com recursos de verificação de torque. Elas permitem medir e controlar com precisão o torque aplicado a cada parafuso/porca, garantindo um aperto seguro.
É o caso da nova CP86 eBlueTork, uma solução precisa e ergonômica própria para esse tipo de aplicação – o braço de reação, inclusive, é otimizado para operações de roda. Combinada com o aplicativo CPLinQ, permite estabelecer alvos de torque e ângulo para aumentar o controle do processo.
Garanta o gerenciamento adequado dos pneus
Um dos maiores custos recorrentes de manutenção de frota, os pneus também podem afetar a segurança e o desempenho dos caminhões e ônibus. O gerenciamento eficaz desse recurso reduz custos, aumenta a segurança e melhora a eficiência dos veículos. Essas dicas podem ajudar.
1. Planeje períodos de inatividade e evite paradas de emergência dispendiosas.
Ao utilizar telemática e aprendizado de máquina, você pode avaliar inúmeras variáveis, como geografia, temperatura, danos nos pneus já acumulados e perfil de pressão. Tudo isso permite diagnosticar e categorizar problemas por gravidade, viabilizando o planejamento da manutenção com custos otimizados.
2. Monitore regularmente a pressão e a temperatura dos pneus e ajuste-as de acordo com a carga, velocidade e as condições da estrada.
Pressão insuficiente ou excessiva nos pneus pode causar desgaste irregular, tração reduzida, aumento do consumo de combustível e do risco de rompimento. A implementação de um sistema de monitoramento pode fornecer dados e alertas em tempo real, permitindo ajustes proativos.
3. Inspecione os pneus quanto a danos, desgaste e profundidade da banda de rodagem, e faça a substituição quando necessário.
Pneus danificados ou gastos podem afetar a frenagem, a direção e a suspensão dos seus veículos, aumentando o risco de acidentes.
4. Faça o alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus periodicamente.
Isso pode ajudar a prolongar sua vida útil, melhorar o comportamento e a estabilidade do veículo, reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono.
5. Escolha os pneus certos para seus veículos de acordo com as condições de operação.
Diferentes tipos de pneus têm características diferentes, como capacidade de carga, classificação de velocidade, tração, resistência ao rolamento, ruído, etc. Selecione os que melhor correspondem a cada veículo e suas aplicações.
Quer conhecer nosso portfólio de soluções para oficinas e manutenção em estrada? Fale com nossos especialistas!
Fonte: Chicago Pneumatic